Um ambiente digital interativo voltado a difundir as tecnologias demandadas e ofertadas na resolução de problemas do semiárido brasileiro.
A Plataforma Sabiá é uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa. Fundada em 1967, a então Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, foi durante 38 anos a base da atual Ufersa, transformada em Universidade Federal em agosto de 2005. A instituição foi um divisor de águas para o interior potiguar e para o semiárido brasileiro. Referência nas ciências agrárias, a ESAM/Ufersa começou oferecendo o curso de Agronomia. Atualmente, a Universidade conta com 4 campi, 46 cursos de graduação e 18 programas de pós-graduação.
Apontada pelo MEC como uma das melhores instituições públicas de ensino superior do semiárido brasileiro, a Ufersa vem se destacando em rankings nacionais e internacionais como o da Times Higher Education THE. A cada ano, a instituição se consolida com uma universidade referenciada nas áreas de ensino, iniciação científica, pesquisa, extensão, inovação e sustentabilidade. É neste celeiro de produção que está alicerçada a base da Plataforma Sabiá - a grande vitrine tecnológica do semiárido brasileiro. É a partir da Ufersa, na cidade de Mossoró (RN), que a Sabiá surge para abraçar a inovação, a tecnologia e o conhecimento e, assim, integrar todos os agentes da cadeia produtiva do rico bioma da Caatinga.
Além da Ufersa, a Plataforma Sabiá recebe a assinatura e a credibilidade do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio do projeto Rotas da Integração Nacional. Nessa iniciativa, as Rotas se transformam em redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) voltadas para a promoção da inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade dos empreendimentos associados, com foco no desenvolvimento regional.
Atualmente, o MDR conta com as rotas do Cordeiro, do Mel, do Peixe, das Frutas, da Mandioca e da Economia Criativa. A Plataforma Sabiá se soma ao potencial dessas rotas abrindo novos caminhos para o desenvolvimento nordestino.